Testemunhos
Aprendi que o medo não nos mata, ele nos alerta. O que realmente pode nos prejudicar é o desespero de agir sem pensar. Passei a controlar a respiração e a pensar antes de agir, mantendo a calma em momentos de estresse, para tomar decisões mais corretas e assertivas.
Deu-me confiança para enfrentar diversos desafios, que tenho vindo a ter ao longo dos anos, evitar problemas desnecessários. Foi a DP que me permitiu ter as reações corretas já em diferentes situações (na rua, na estrada, em quedas, etc...).
Ganhei mais confiança na minha fala, passei a projetar mais a minha voz, melhorei a minha dicção, e o nervosismo de falar diminuiu bastante. Passei a sorrir mais à vida, comecei a lidar melhor com os problemas e stress do dia-a-dia, sem me deixar ficar afetado por eles.
A mudança é clara quando percebemos o quanto evoluímos ao longo dos anos com a prática regular de defesa pessoal. Esta prática aumentou a minha autoconsciência, tornou-me mais atento às minhas atitudes e reforçou a minha confiança na tomada de decisões. Sinto-me mais seguro, atento e capaz de aproveitar a vida com mais leveza e tranquilidade .
Aumentei as capacidades motoras como equilíbrio e flexibilidade. Mas onde noto maior diferença é no equilíbrio emocional: no facto que aceito os contratempos da vida com muito menos ansiedade e medo; já considero fazer certas coisas que antes eram quase impossíveis.
Desde que treino DP consigo avaliar as situações de outra maneira, estou mais desperto a futuros problemas no geral.