o que é > a associação
quem somos e o que fazemos

A Associação de Defesa Pessoal de Portugal (ADPP) existe desde 1982, é uma organização sem fins lucrativos, dedica-se a ensinar Defesa Pessoal e ajuda na formação policial desde 2000.
Ao longo dos anos temos tido a preocupação de investigar a questão da Defesa Pessoal e todas as suas envolvências, num processo contínuo de investigação e permanente adaptação e actualização do sistema às necessidades reais e actuais do cidadão.
Este processo permite-nos dotar o nosso corpo docente das melhores ferramentas pedagógicas e técnicas e assim corresponder aos cidadãos, habilitando-os a se defenderem e a ganharem mais valias de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida. Por uma Defesa Pessoal assertiva (adequada e proporcional) e por um Portugal melhor!
a nossa história
(1982)
A ideia inicial da criação do sistema surgiu do descontentamento generalizado de alguns Mestres que viram limitações naturais (troca de violência por violência) nas Artes Marciais que abraçaram. Estes 5 Mestres (oriundos de várias artes e estilos) realizaram então um estudo de todas as artes marciais com o
(1988)
Constítuição formal e legalização da Associação de Defesa Pessoal de Portugal como uma associação sem fins lucrativos a 9 de Junho de 1988, com o número de contribuinte 502 032 634. Publicação em D.R. III Série, nº 167 de 21 de Julho de 1988. Entendemos por bem não solicitar a "utilidade pública desportiva" pois não pretendíamos apoio finceiro do estado, o que mantemos até ao presente.(1992)
Início de um processo científico, pelo Prof. Vítor Gomes, de refinamento do sistema. Foi retirado todos os resquícios de brutalidade e violência e inserido o suporte científico ao pormenor.(2000)
Iniciada uma colaboração intensa na formação de diversas forças policiais que viria a durar até 2008. Foi um teste extenso e aferição do sistema, onde todos os dias existem conflitos.testemunhos dos alunos
-
- "Aprender a detectar situações de perigo..."
- "Aumentar a auto-confiança. Aprender a estar atento (a prevenir), a detectar situações de perigo e a estar preparado para agir em caso de extrema necessidade. "
-
- "Perdi barriga, sinto-me mais descontraído..."
- "Desde que comecei a treinar regularmente, perdi barriga, sinto-me mais descontraído no dia-a-dia e mais concentrado no trabalho. Aconselho vivamente a Defesa Pessoal porque além de ser muito abrangente em técnicas de defesa, também procura criar bons princípios pessoais e um bom relacionamento de respeito com os outros."
-
- "Aprendi a ver o outro lado da moeda..."
- "Aprendi a ver sempre o outro lado da moeda, a ser mais cauteloso e a analisar as situações, para avançar com mais confiança, seja num conflito ou mesmo na nossa vida pessoal e profissional."